segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Por que não?

Tanto quanto músico, como designer gráfico, sempre carrego um sentimento de frustração quando um projeto meu não sai do papel ou, até pior, da minha mente.

Trilhas, jingles, arranjos, cartazes, layouts, websites... Muitos estão "engavetados" numa pasta digital em um HD externo ou até numa mídia perdida em algum canto da casa.

Na música, tive a oportunidade de participar, ainda que por curto período, de projetos que instigavam o meu conhecimento, minha capacidade e minha criatividade.

Uns 5 anos atrás tive a oportunidade de participar de um coro erudito profissional pela primeira vez. Foi um verdadeiro desafio que me ensinou por demais musicalmente. Não durou muito tempo, mas pude participar de grandes eventos como um concerto da IX Sinfonia de Beethoven, juntamente com dois outros coros, maestro e solistas internacionais, além de uma grande orquestra acompanhando.


No ano passado, 2012, fui convidado a me juntar a um grupo de música popular a capela de 6 vozes para participar de um concurso nacional de grupos vocais. Um novo desafio que uniu-se a uma dentre muitas das minhas paixões musicais sempre existente mas nunca realizada. Um prazer inenarrável em unir a minha voz com a de mais 6 grandes cantores a cada ensaio. A primeira apresentação foi no concurso e levamos o 3º lugar. Mas infelizmente não pude continuar o projeto com eles.


Tantas experiências me faziam ainda mais pensar, fantasiar e sonhar com arranjos vocais bem elaborados. Por acaso achei uma gravação que tinha feito de um arranjo vocal a capela que tinha feito (na verdade meio que adaptado) uns 3 anos atrás. Pensei, por que não publicar? Resolvi ir mais além... Decidi me filmar fazendo cada uma das vozes que gravei. Afinal, pelo menos o registro seria eternizado de alguma forma.

Mas eu mesmo... Em oito vozes... Oito telas... Oito faces... Parecia meio louco! Mas pensei, por que não?

Postei em duas redes sociais sem nenhuma pretensão e para minha surpresa o retorno foi muito maior do que eu esperava. Em uma semana o vídeo teve mais de 2 mil compartilhamentos, sem contar os comentários, elogios e as mensagens de pessoas que eu nem sequer conhecia, além de músicos de renome que eu admiro bastante.




Um arranjo adaptado do hino "Praise To The Lord The Almighty" (gravado pelo Integrity Music em 1992), na versão em português do hinário adventista "Sejas Louvado" com algumas partes versionada por mim mesmo.

A partir desta experiência, decidi por tornar costumeiro outras produções deste tipo de vídeo. Buscando sempre a melhor sonoridade para louvar o nome dAquele me deu o dom.

E vamos ver que virá daqui em diante! Sempre um desafio, sempre uma novidade! Por que não?


Nenhum comentário:

Postar um comentário