sábado, 24 de dezembro de 2011

Comemorar o quê?

Ora ao som: Sinos tocando, canções de celebração ecoando em seus mais diversos arranjos, das mais envolventes às mais repugnantes, risos stacatos de um senhor idoso, anúncios de liquidação para vendas, promoções especiais, passos em ritmo acelerado nos centros comerciais...

Ora à imagem: Luzes piscando, pinheiros decorados com mil firulas, bolas espelhadas de diversas cores, representações de neve, senhores idosos de barba comprida vestindo um agasalho vermelho com um gorro pontudo, pinturas e esculturas de um grupo de pessoas ao redor de um bebê recém-nascido, imagens televisivas daquele mesmo senhor idoso degustando uma suculenta ave numa ceia ou dirigindo um carro novo, brinquedos dos mais diversos tipos e cores em destaques para venda...


Chegou o período do ano que traz a maior lucratividade anual para os centros comerciais...

Chegou o período do ano que mais aumenta e destaca intensamente os contrastes sociais...

Chegou o período do ano em que se deseja ao mundo o que muitas vezes não se encontra: a paz...

Chegou o período do ano em que se pensa quase sempre em consumo, nada mais...

É... chegou o Natal!

Semanas atrás, minha esposa presenciou algo que, ao me relatar, me deixou um tanto pensativo...

Uma criança se encontrava com o seu pai cheia de gravuras e pinturas natalinas que ela havia trazido da escola. O pai, ao ver tantas imagens natalinas, pergunta à filha:

- Filha, você sabe o que se comemora no natal?

A filha fazia uma expressão pensativa, meio que sem saber o que responder... Então o pai tenta ajuda-la:

- No natal se comemora o aniversário de...?

- ...Papai Noel!!! - responde a criança.


Ao ouvir esta história, fiquei um pouco indignado, mas logo pensei: Bom... eu não sei quando nasceu o Papai Noel ou o São Nicolau (nome verdadeiro da figura natalina), mas sei que não foi no dia 25 de dezembro que Jesus Cristo nasceu.


Poucos se preocupam realmente em saber o verdadeiro dia do nascimento de Cristo, mas pesquisadores e estudiosos alegam que pelo clima da época e alguns fatos paralelos do período, Maria e José tiveram o bebê Jesus no final do mês de março. E ainda há a teoria de que (pasmem!) ele tenha nascido especificamente no dia 1º de abril.

1º de abril??? Parece até piada... no Dia da Mentira? ...ou no Dia do Bobo, como é conhecida esta data nos Estados Unidos (April's Fool)...

Bom... não existe provas nem relatos bíblicos que oficializem a data do nascimento de Cristo, mas consideremos o dia 25 de dezembro como data oficial para a celebração deste dia histórico.

(Até porque não vamos querer prejudicar o comércio unificando num mesmo período duas datas de alto consumo comercial, Natal e Páscoa, né? Seria muito prejuízo para eles, tadinhos...)

Quando eu penso em José e Maria viajando com Maria carregando o Salvador deste mundo em seu ventre, existem certos elementos que não se encaixam na minha mente para esta cena.

Havia pinheiros em Israel?

José e Maria viajam num trenó puxado por renas?

Será que nevava naquela noite?

Acho que eu estou confundindo as histórias... Mas não são todas de uma mesma data???

A diferença é que uma é lenda e a outra é fato.

O Papai Noel foi criação de um personagem baseado na vida de Nicolau Taumaturgo, um arcebispo da Turquia no século IV que costumava ajudar secretamente os necessitados colocando sacos de moedas em suas chaminés. Séculos depois, após declarado santo, São Nicolau foi transformado em símbolo natalino na Alemanha. As roupas vermelhas, trenós, casa no polo norte e pinheiros decorados foram criados posteriormente para a visualização fantasiosa do personagem que atrai e encanta milhões de crianças.


Mas eu me pergunto... será que é preciso mesmo um personagem fantasioso para atrair as mentes das crianças para a celebração do nascimento de Cristo?

Será que apenas a história do filho de Deus, que foi enviado ao mundo como um bebezinho para crescer e viver entre nós e nos dar a salvação não é bela (e verdadeira) o bastante para encantar crianças e adultos?

Mas por que duas histórias de naturezas e realidades diferentes? Por que celebrar o aniversário de Cristo numa data já celebrada com outros artifícios e outros motivos???

Esses questionamentos me fazem lembrar do anjo caído que, enquanto ser celeste, tinha nome de luz, mas ao cair, recebeu um nome que significa enganador.

Será que não é melhor para o anjo enganador que o mundo celebre o natal sem de fato celebrar e meditar no nascimento de Cristo?

Será que não é melhor para o anjo enganador que o mundo decore seus ambientes com elementos que diferem por completo daquele dia tão singular?

Será que não é melhor para o anjo enganador que o mundo se delicie num ceia saborosa e recebam muitos presentes para desviar a mente da singeleza e humildade retratada no nascimento do filho do Rei do Universo neste mundo corrompido pelo pecado?

O que você de fato está celebrando hoje? No que você de fato vai pensar enquanto estiver com seus familiares na noite de 24 de dezembro???

Vai comemorar o quê?

Apenas te desejo um Feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário