segunda-feira, 31 de outubro de 2011

3 décadas

É engraçado o quanto a sua vida pode mudar, e de fato muda, a cada 10 anos.

Quando fiz 10 anos de idade, era uma criança pura e inocente (diferente de muitas crianças de 10 anos de hoje em dia), me preocupava apenas em me divertir, ter amigos, brincar, assistir TV...

Lembro-me até hoje que ganhei de aniversário o boneco (ou como se diz hoje em dia, “action figure”) do Raphael das Tartarugas Ninjas. Não o tenho mais hoje, mas encontrei o mesmo boneco numa loja de brinquedos na semana passada... Tive até vontade de comprar...

Minha festa de aniversário de 10 anos foi simples. Um bolinho, suco em garrafa pet de refrigerante, alguns amigos mais próximos... Mas pra mim estava ótimo! Não precisava nada mais além daquilo! Talvez mais alguns queridos amigos presentes ali, mas eu estava feliz!

Quando fiz 20 anos de idade, era meio que um “recém-adulto”... E quanta coisa aconteceu de 10 para 20 anos... Vivi a dita complexa fase da adolescência, entreguei a minha vida a DEUS pelo batismo, vivi o meu primeiro namoro, tive que escolher que carreira seguir profissionalmente, aprendi a dirigir, capotei um carro (dando perda total) pela primeira vez, tirei minha carteira de motorista, ganhei um carro novo... Nossa! Muita coisa! Não dá pra contar! Na minha segunda década, passei de menino a homem!

Não me lembro do presente de aniversário que ganhei quando fiz 20 anos, mas lembro-me da primeira festa surpresa que me prepararam. De fato foi surpresa, porque foi uns cinco dias antes da data do meu aniversário. E para conseguirem me surpreender, me pegaram num momento que eu tinha que ir para um compromisso importante (ensaio do grupo vocal que eu participava na época) e começaram a criar situações para que eu me atrasasse e não fosse. Para minha surpresa, foi o pessoal do grupo, juntamente com outras pessoas, que prepararam a festa.

Não foi tão simples como a minha festa de 10 anos, mas ainda assim um bolinho, salgados, refrigerante, balões e, é claro, a presença dos amigos e familiares. Agora imaginem a minha cara de estar irritado por não poder ir ao ensaio e receber a festa surpresa logo em seguida...

Quando fiz 30 anos de idade... bem... na verdade... estou fazendo 30 anos hoje! 31 de outubro de 2011. E mais uma década de vida se passou. O que posso dizer dos últimos 10 anos? Chega a ser engraçado...

De 0 a 10 anos... Fase inocente da brincadeira e diversão.
De 10 a 20 anos... Fase intensa do crescimento e evolução.
De 20 a 30 anos... Fase realista da desconstrução e reconstrução.

Eu poderia muito bem chamar a minha terceira década de vida de fase do “tapa na cara”. Já tomou alguma vez um tapa na cara? Eu acho que o tapa na cara é a maneira mais prática de se medir a resistência emocional de uma pessoa.

Quando se recebe um tapa na cara, a primeira reação, a mais instantânea, pode ser de querer agredir ou até matar quem te deu o tapa, ou de ficar perplexo, extasiado e magoado por quem te deu o tapa. Quando conseguimos passar da primeira reação sem fazer nada, a segunda reação é de acumular raiva da pessoa que te deu o tapa, acumular uma vontade de fazer algo mais humilhante e agressivo do que o tapa que recebeu, ou seja, o ressentimento. Se conseguirmos sobreviver a segunda reação, que é bastante longa, a terceira reação é a de acordar e enxergar a vida com mais clareza do que antes de se tomar o tapa.

De fato, foi o que aconteceu comigo dos 20 aos 30 anos. Tomei um tapa na cara da vida. Minha vida desmoronou para que eu pudesse aprender a reconstruí-la com minhas próprias mãos. A fase da reforma.

O que aconteceu comigo nesta última década? Bom... fiz e conclui a minha faculdade, me formei, comecei a trabalhar, vivi a tristeza do fim do casamento de meus pais, perdi parentes muito queridos, fui a um psicólogo pela primeira vez e me tratei, vivi outros relacionamentos amorosos, fui professor de inglês, fui corista num coro profissional, conheci a mulher da minha vida e casei com ela, me conheci melhor do que eu mesmo podia imaginar, aprendi a conhecer e entender muito mais a natureza humana, fui empregado e desempregado, vendi o meu primeiro carro e estou comprando meu primeiro apartamento...

Quanto a minha festa de aniversário de 30 anos... bem... a data é hoje... mas fui surpreendido, pela segunda vez, depois de 10 anos, neste último sábado com uma festa surpresa preparada pela minha querida esposa!

Dessa vez eu posso dizer... Não foi uma festa simples... fui inicialmente convidado por minha esposa para jogar boliche juntamente com minha cunhada, concunhado e sobrinha... Ao chegar no boliche, para a minha surpresa, estavam me esperando os meus amigos e familiares. Uma festa surpresa com direito a duas pistas de boliche para jogarmos por 3 horas... A galera da igreja, do coral... Minha mãe, avó, irmão, tia, primos, sogros, cunhados, sobrinhos... Enfim! Uma maravilhosa e inesperada maneira de comemorar minha terceira década. Meus 30 anos.

Só mesmo a minha esposa, fruto de muitas das minhas conquistas desta última década, para poder pensar e preparar algo tão especial assim pra mim (TE AMO, amor!).

Agora, o mais importante: agradeço a DEUS por mais esta década de vida! Por ter me dado forças para viver tudo de positivo e negativo que a vida tem me proporcionado. Obrigado, SENHOR!

Bom... não sei o que me aguarda nos próximos 10 anos... Mas quando eu fizer 40, eu conto pra vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário